Defesa Civil – Prefeitura Municipal de Jacuípe

Defesa Civil


A Defesa Civil é um órgão responsável por planejar, coordenar, implementar e executar ações preventivas e de resposta a desastres naturais ou provocados pelo homem em um determinado município. Seu principal objetivo é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente da população diante de situações de emergência.

A Defesa Civil tem como atribuições a identificação das áreas de risco, o monitoramento das condições climáticas e hidrológicas, o desenvolvimento de planos de contingência, a capacitação de equipes de atendimento e a mobilização da população para a prevenção de desastres. Além disso, a Defesa Civil coordena as ações de resposta em situações de emergência, como busca e salvamento, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços públicos essenciais.

Em resumo, a Defesa Civil é um importante instrumento para garantir a segurança da população e minimizar os danos causados por desastres naturais ou provocados pelo homem, por meio de ações preventivas e de resposta coordenadas e eficientes.

O município de Jacuípe, em Alagoas, em parceria com a Defesa Civil, entregou itens de assistência humanitária para famílias afetadas pelas fortes chuvas na região. Foram distribuídos alimentos, água potável, colchões, kits dormitórios, produtos de limpeza e de higiene pessoal. A ação foi realizada em caráter emergencial para garantir a segurança e o bem-estar das vítimas das enchentes. A iniciativa contou com a participação da Prefeitura Municipal de Jacuípe e com a atuação eficiente da Defesa Civil, que é fundamental em situações de emergência para minimizar os danos causados por desastres naturais e garantir a proteção da população.


Documentos e publicações




QUADRO DE AVISOS