Conselho Tutelar


Um Conselho Tutelar em um município é um órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei brasileira que protege e promove os direitos dessa população. O objetivo principal de um Conselho Tutelar é garantir a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou em risco pessoal e social.

Os Conselhos Tutelares são compostos por membros eleitos pela comunidade local para atuar como representantes dos direitos da infância e da adolescência. Eles têm autonomia e independência para tomar medidas de proteção, aplicar medidas socioeducativas, encaminhar casos para a Justiça e atuar de forma integrada com outras instituições, como escolas, saúde, assistência social, entre outras.

Suas atribuições:

Algumas das atribuições específicas de um Conselho Tutelar incluem:

  1. Atender e aconselhar crianças, adolescentes e seus responsáveis em situações de violação de direitos;
  2. Receber e apurar denúncias de maus-tratos, abuso, negligência, exploração ou qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes;
  3. Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros, em benefício das crianças e dos adolescentes;
  4. Encaminhar casos à Justiça quando necessário, acompanhando todo o processo;
  5. Promover ações preventivas, educativas e de conscientização para a promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência.

Objetivo:

O objetivo geral de um Conselho Tutelar é assegurar que crianças e adolescentes tenham uma vida digna e saudável, livres de qualquer forma de violência, abuso ou negligência. Os conselheiros trabalham para garantir o respeito aos direitos fundamentais dessa população, buscando sempre o melhor interesse das crianças e dos adolescentes, atuando como agentes de proteção e promoção dos direitos humanos.


Editais e Documentos



QUADRO DE AVISOS